top of page

'Corpo Segredo' chega ao Cinema



Quanta informação o seu corpo carrega?

Quantas histórias sua pele conta?

Você nega seu corpo? Você nega a sua história?





Esses são questionamentos que 'Corpo Segredo' nos faz através da arte, uma exposição multi artística que não necessariamente tem a intenção de expor obras de arte mas de, por meio da pluralidade artística, desafiar e questionar a padronização estética do corpo feminino que a mídia e as redes sociais insistem em nos enfiar goela abaixo como sinônimo de saúde e bem estar. Fazendo uma reflexão mais profunda, logo se vê que é mais uma prática do mercado financeiro patriarcal tratando mulheres como objetos, e as colocando em estado constante de competitividade entre si na corrida pelo padrão e construção da 'mais bela', enfraquecendo assim, toda a potência que existe na expansão do feminino.


E mais do que questionar, 'Corpo Segredo' mostra a beleza real e verdadeira que cada corpo carrega, mesma beleza que reflete todas as vivências já experienciadas por ele, corpo-história, corpo-universo.




Como formas de expressão se tem a escrita, a fotografia, o cinema, a pintura, o bordado e a costura que por mãos de artistas locais, foi dado o protagonismo à 9 mulheres. Elas são pretas, descendentes quilombolas, indígenas, brancas, gordas e magras e com seus corpos, elas compartilharam um pouco da sua história e de corpos que no nosso território têm sido marginalizados e julgados desde a colonização até os dias atuais por mídias sociais e espaços artísticos.


'Corpo Segredo' usa a arte como ferramenta de transformação do olhar, quebrando esse padrão endurecido e cruel que nos atinge diretamente, adoecendo gerações e insistindo em dizer que "somos todos iguais", quando na verdade somos todos diferentes e é a diversidade que deve ser exaltada.



E assim, mostrando que grandes feitos artísticos também acontecem fora dos grandes centros, é na Chapada dos Veadeiros, em Cavalcante, Goiás, cidade com o maior território quilombola do país, que essa produção acontece e que em sua primeira edição ocupou a Casa da Cultura, espaço do Instituto Oca Brasil em Alto Paraíso de Goiás.


No dia 26.07 a exposição vem para ocupar seu lugar de origem, na 'Casa da Memória da Mulher Kalunga' em Cavalcante, e lançar o tão esperado Documentário 'Corpo Segredo'. A equipe de 13 mulheres e apenas 3 homens, está pronta para entregar ao Brasil um trabalho que une toda diversidade da beleza brasileira. Dar voz a esses corpos é dar voz às nossas raízes, base do nosso país e fundamento do nosso futuro.




Produção: Ruth Bittencourt e Traficando Informação


Artistas: Ruth Bittencourt, Gabriela Michelini, Beatriz Bittencourt, Daniele Sèlos, Melissa Maurer e Hare Brasil

Modelos: Carol Rodrigues, Sol Clemente Ava, Marta Kalunga, Aini Rubi, Ayanna Duran, Beatriz Bittencourt, Ju Magalhães, Akotirene, Claudinha.


Produção executiva: Ivan Carvalho


Assessoria de imprensa: Higor Torres

 
 
 

Comments


Assine nossa newsletter •

Obrigado(a)!

bottom of page